Cursos

Requisitos para designação da SEE/MG para o AEE

Clique no nome do curso para começar sua inscrição

Exibindo 1-10 de 49 resultados.
Ordenar por:

TECNOLOGIA ASSISTIVA - Duração: 30 dias; Investimento: R$ 150,00


Clique para ver todo o conteúdo
  • O que é a Tecnologia Assistiva?
  • Processo básico de avaliação de Tecnologia Assistiva
  • Tecnologia Assistiva no contexto da Educação Especial: recursos básicos de acessibilidade sócio digital para pessoas com deficiência
  • A Tecnologia Assistiva no contexto da escola regular
  • O uso de recursos de tecnologia assistiva por crianças com deficiência física
  • Tecnologia Assistiva no contexto da sala de aula inclusiva

 

 

  
Carga horária: 40 horas - Duração: 30 dias - Investimento:R$150,00

Curso com tutor e  material disponível na plataforma em formato PDF. Este curso não tem vídeo aula.

BAIXA VISÃO - Duração: 60 dias; Investimento: R$ 369,00

Clique para ver todo o conteúdo
  • Conceitos e classificação de deficiência visual: cegueira e baixa visão;
  • Noções de anatomia e fisiologia do sistema da visão;
  • Principais patologias e prevenção da deficiência visual;
  • Mitos sobre a deficiência visual;
  • Desenvolvimento e aprendizagem da criança deficiente visual (reorganização perceptiva/patologias emocionais);
  • Baixa visão: recursos ópticos e não ópticos;
  • Recursos pedagógicos/adaptação e elaboração de materiais;
  • Adaptação curricular;
  • Legislação;
  • Noções de Braile.

Carga horária: 180 horas – Duração: 60 dias – Investimento: R$ 410,00


Curso com tutor e envio de material impresso incluído. Este curso não tem vídeo aula.

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA - Duração: 60 dias; Investimento: R$ 369,00

Clique para ver todo o conteúdo
  •  Introdução aos Sistemas de Comunicação Alternativa (SCA): definição, objetivos, usuários e sistemas;
  • Classificação dos Sistemas de Comunicação Alternativa: sistemas com e sem ajuda externa, formatos representacionais dos SCA;
  • Processo de avaliação, seleção, estratégias de ensino e ampliação de um sistema alternativo de comunicação;
  • A comunicação alternativa e o acesso ao currículo escolar pelos alunos com dificuldade de comunicação expressiva;
  • Adaptações de materiais pedagógicos e construção de recursos para a comunicação alternativa.

Carga horária: 180 horas – Duração: 60 dias – Investimento: R$ 410,00

Curso com tutor e envio de material impresso incluído. Este curso não tem vídeo aula.

CONDUTAS TÍPICAS/TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO - Duração: 60 dias; Investimento: R$ 369,00

Clique para ver todo o conteúdo
  • Inclusão: influências na subjetividade do profissional da educação e na estrutura curricular;
  • Condutas típicas versus transtornos do desenvolvimento: conceitos e alguns de seus quadros diagnósticos;
  • Conhecendo os TID’s (Autismo, Asperger, Transtornos Sem Outra Especificação [TIDSOE], Transtorno de Rett e Transtorno Desintegrativo da Infância);
  • Autismo: desconstruindo mitos, o impacto familiar, orientações à família;
  • Escola e aprendizagem: o que diz Vygotsky;
  • O estigma e a construção da identidade;
  • Concepção de escola;
  • Cognição social, função executiva;
  • Organização dos tempos e espaços escolares como recurso para o trabalho com alunos que apresentam condutas típicas;
  • Avaliação pedagógica diagnóstica e processual;
  • Atendimento educacional especializado;
  • Experiências educacionais inclusivas.

Carga horária: 180 horas – Duração: 60 dias – Investimento: R$ 410,00

Curso com tutor e envio de material impresso incluído. Este curso não tem vídeo aula.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - Duração: 60 dias; Investimento: R$ 369,00

Clique para ver todo o conteúdo
  • Conceito de deficiência intelectual;
  • Deficiência intelectual versus doença mental;
  • Condutas típicas versus deficiência intelectual;
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Histórico da inclusão de pessoas com deficiência;
  • Integração versus inclusão;
  • A imagem social da deficiência intelectual presente na cultura escolar;
  • A inclusão da pessoa com deficiência intelectual nas escolas regulares;
  • Aprendizagem e o currículo nas escolas inclusivas;
  • Estratégias para o manejo de uma sala de aula inclusiva: desafios e possibilidades;
  • O atendimento educacional especializado da pessoa com deficiência intelectual;
  • Família versus escola;
  • A educação profissional.

Carga horária: 180 horas – Duração: 60 dias – Investimento: R$ 410,00

Curso com tutor e envio de material impresso incluído. Este curso não tem vídeo aula.

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA - Duração: 60 dias; Investimento: R$ 369,00

Clique para ver todo o conteúdo
  • Definição de Deficiência Mútipla e de Surdocegueira
  • Aspectos de aprendizagem de alunos com Deficiência Mútipla
  • Inclusão de alunos com Deficiência Mútipla e o Atendimento Educacional Especial-AEE
  • Aspectos da Comunicação de pessoas com Deficiência Múltipla

 

  

Carga horária: 180 horas – Duração: 60 dias – Investimento: R$ 410,00


Curso com tutor . Este curso não tem vídeo aula

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO - CONEXÃO ENTRE AS DIFERENÇAS - Duração: 60 dias; Investimento: R$ 369,00

Clique para ver todo o conteúdo
  • Histórico da inclusão;
  • Estratégias para o manejo de uma sala de aula inclusiva;
  • Formação de professores para a escola inclusiva;
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Distúrbios de aprendizagem;
  • Necessidades especiais: definições e respostas;
  • Bases curriculares do planejamento da educação inclusiva;
  • A educação especial: direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais;
  • Subsídios para a organização e funcionamento de serviços de educação especial nas áreas das Deficiências Mental, Visual, Auditiva, Física e Múltipla;
  • Afetividade e cognição.

Carga horária: 180 horas – Duração: 60 dias – Investimento: R$ 410,00


Curso com tutor e envio de material impresso incluído. Este curso não tem vídeo aula.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Duração: 60 dias; Investimento: R$ 200,00

Clique para ver todo o conteúdo

Módulo I

  • Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva
  • Rumo a uma política para a Educação Inclusiva
  • Legislação internacional
  • Legislação nacional e o paradigma inclusionista
  • Categorização das necessidades especiais na legislação brasileira
  • Direito das pessoas com necessidades especiais
  • Integração e inclusão: diferenças de conceitos, proposta educacional, modelo médico e modelo educacional
  • Instituições e modelos de atendimento em educação especial
  • Projeto político-pedagógico na perspectiva inclusionista
  • Atendimento às pessoas com necessidades especiais
  • A formação de recursos humanos na Educação Inclusiva

Módulo II

  • Educação Inclusiva
  • A educação especial e a educação inclusiva no cenário brasileiro: contextualização do problema
  • Inclusão escolar: dissonâncias entre teoria e prática
  • Necessidades educativas especiais: ainda um dilema para o professor?
  • Altas habilidades/superdotação: mitos e desafios I
  • Altas habilidades/superdotação: mitos e desafios II
  • A avaliação de alunos portadores de paralisia cerebral
  • Trabalhando com o aluno portador de deficiência mental
  • Distúrbios de conduta
  • Deficiência visual: conceitos e orientações
  • A inclusão do deficiente visual na escola regular: um espaço a ser conquistado
  • Uma forma diferente de se ler e escrever
  • Libras: língua materna do surdo brasileiro
  • Letramento e surdez
  • A interferência da Língua de Sinais na produção de textos escritos
  • Adaptações curriculares na Educação Inclusiva
  • Atitudes e técnicas facilitadoras da inclusão
  • O trabalho pedagógico em turmas multisseriadas I
  • O trabalho pedagógico em turmas multisseriadas II
  • A prática educativa: um dos caminhos para a inclusão
  • Escola inclusiva: as crianças agradecem

Carga horária: 120 horas – Duração: 60 dias – Investimento: R$ 200,00

METODOLOGIA
O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro
em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas
e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura
e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos.

MATERIAL
O material é on-line composto de livros eletrônicos em formato PDF
e videoaulas via internet. Durante o período do curso, o aluno pode
assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes
quiser.

APROVAÇÃO
Assim que se considerar apto para realizar a prova de conclusão do
curso, o aluno terá duas chances para atingir o mínimo de 60% dos
pontos e ser aprovado dentro do prazo de acesso ao curso. A nota
obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da
prova. O aluno que não atingir a média necessária, em nenhuma das
duas chances de prova, não receberá o certificado.



 

LIBRAS - ASPECTOS LINGUÍSTICOS DAS LIBRAS - Duração: 30 dias; Investimento: R$ 100,00

Clique para ver todo o conteúdo
  • Conhecendo uma língua
  • O status de língua da Libras
  • O nível fonológico
  • O nível morfológico
  • O nível sintático I
  • O nível sintático II
  • Tópicos em Semântica aplicados à Libras
  • Tempo e Aspecto na Libras 
  • Apontamentos úteis ao cotidiano do tradutor-intérprete
  • Classificadores

Carga horária: 40 horas – Duração: 30 dias – Investimento: R$ 100,00

METODOLOGIA 
O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro 
em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas 
e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura 
e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos.

MATERIAL
O material é on-line composto de livros eletrônicos em formato PDF 
e videoaulas via internet. Durante o período do curso, o aluno pode 
assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes 
quiser.

APROVAÇÃO
Assim que se considerar apto para realizar a prova de conclusão do 
curso, o aluno terá duas chances para atingir o mínimo de 60% dos 
pontos e ser aprovado dentro do prazo de acesso ao curso. A nota 
obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da 
prova. O aluno que não atingir a média necessária, em nenhuma das 
duas chances de prova, não receberá o certificado.

Obs.: faça todos os cursos de Libras e, atingindo a média exigida em cada um, receba o certificado com a somatória das cargas horárias, conforme exigência da Resolução SEE Nº 2680, de 18 de setembro de 2014.

LIBRAS - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS: COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL - Duração: 30 dias; Investimento: R$ 100,00

Clique para ver todo o conteúdo
  • Conhecendo a surdez
  • Percurso histórico da surdez e de outras necessidades especiais
  • Paradigmas de atendimento educacional
  • Concepção de sujeito
  • O surdo e suas relações sociais
  • Filosofias educacionais
  • Conhecimentos jurídicos
  • Escola e sociedade inclusiva
  • Adaptações curriculares
  • Libras

Carga horária: 40 horas – Duração: 30 dias – Investimento: R$100,00

METODOLOGIA 
O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro 
em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas 
e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura 
e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos.

MATERIAL
O material é on-line composto de livros eletrônicos em formato PDF 
e videoaulas via internet. Durante o período do curso, o aluno pode 
assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes 
quiser.

APROVAÇÃO
Assim que se considerar apto para realizar a prova de conclusão do 
curso, o aluno terá duas chances para atingir o mínimo de 60% dos 
pontos e ser aprovado dentro do prazo de acesso ao curso. A nota 
obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da 
prova. O aluno que não atingir a média necessária, em nenhuma das 
duas chances de prova, não receberá o certificado.

Obs.: faça todos os cursos de Libras e, atingindo a média exigida em cada um, receba o certificado com a somatória das cargas horárias, conforme exigência da Resolução SEE Nº 2680, de 18 de setembro de 2014.